Home » Preços de limão e laranja disparam em setembro, impulsionados pela redução da oferta

Preços de limão e laranja disparam em setembro, impulsionados pela redução da oferta

09 de outubro, 2024 - por FAESP

Com alta de 87,9%, limão taiti lidera o aumento de preços, enquanto laranja acumula alta de 145% nos últimos 12 meses

O relatório de Acompanhamento dos Preços ao Produtor, elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com dados da CONAB e do CEPEA-ESALQ/USP, destacou aumentos significativos nos preços de frutas como limão taiti e laranja, no mês de setembro.

O preço do limão taiti subiu 87,9% em setembro devido as adversidades climáticas, embora esse valor seja 12,8% inferior ao do mesmo período do ano passado. A laranja pera também foi impactada pelo clima quente e seco, registrando um aumento de 16,3% em relação a agosto e uma alta expressiva de 145% nos últimos 12 meses.

No setor industrial, o preço da laranja destinada à indústria teve uma elevação mensal de 3,4%, acumulando um crescimento anual de 83,5%. Esses aumentos refletem o impacto do clima adverso, com expectativas de quebra de safra e redução da oferta.

Por outro lado, o relatório apontou queda nos preços de alguns produtos. A batata-doce registrou uma redução de 16,3% em setembro e variação anual negativa de 30,4%. Já a alface crespa, além de um recuo mensal de 3,8% nos preços, sofreu desvalorização anual de 17,3%.

Para acessar o relatório completo, clique na imagem abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário