Com foco no turismo da Cuesta Paulista, Pardinho recebeu a 6ª edição do Empreenda Tur
Município recepcionou evento que teve a participação da Faesp, do Sebrae, e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
No último dia 27, o município de Pardinho sediou a 6ª edição do Empreenda Tur, que contou com a presença do Sistema Faesp/Senar-SP, do Sebrae e do sindicato rural. O evento teve mais de 50 expositores e foi uma oportunidade para discutir o fortalecimento da cadeia do turismo e agronegócios na região, aproveitando os recursos naturais e econômicos da Cuesta Paulista.
Segundo o secretário executivo do Empreenda Tur, Sebastião Téo, o objetivo é fortalecer os empreendimentos em turismo e também de possibilitar que jovens e outros interessados possam abrir o seu próprio negócio. O turismo é responsável por 10% do PIB do estado de São Paulo e em 2023 gerou 2,3 milhões de novos empregos.
Para o diretor 1° tesoureiro da Faesp, Pedro Lucchesi, o evento foi uma excelente oportunidade para fortalecer a parceria entre Faesp, Sebrae e sindicatos rurais, com o objetivo de estimular novos negócios e o turismo em Pardinho e Região.
Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, que também participou do encontro com autoridades e lideranças, enfatizou que “a grande missão da Comissão é trazer as mulheres do campo para a visibilidade, e sabemos que elas têm enorme talento para o turismo rural.”
Produtora de café e presidente do Sindicato Rural de Pardinho, Daniella Pesolini, diz que a importância do Empreenda Tur está em garantir apoio e instrumentalizar produtores e outros interessados em se envolver com o turismo. “É trazer conhecimento para as pessoas fazerem um trabalho bacana”, afirma.
O fortalecimento do turismo que valoriza produtos regionais tem sido pauta relevante para o Sistema Faesp/Senar-SP e para a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). As duas instituições desenvolveram o Guia Turístico Rural do Estado de São Paulo. “É uma parceria estratégica para impulsionar o turismo rural. A Faesp e o Senar-SP têm uma grande participação nessa iniciativa por terem contato direto com os produtores para entender suas necessidades na busca de soluções”, disse o secretário da Setur-SP, Roberto de Lucena.
Deixe seu comentário