Nova projeção da safra paulista de grãos aponta redução de 22% na produção
Estimativas mais recentes indicam que a safra 2023/24 será 2,54 milhões de toneladas menor que a safra anterior
As estimativas para a produção paulista de grãos na safra 2023/24 mostram novo recuo nas projeções. A produção anteriormente estimada em 8,99 milhões de toneladas agora é avaliada em 8,92 milhões de toneladas. Com esse ajuste, a safra prevista se consolida 22,2% ou 2,54 milhões de toneladas menor que a anterior.
De modo geral, todas as lavouras de grãos no estado de São Paulo sofreram quebra de produção nesta safra, exceto arroz, feijão 1ª safra, sorgo e triticale. Destaque para a soja, que teve queda expressiva na produção. A previsão atual é de que sejam colhidas 3,65 milhões de toneladas da oleaginosa, uma quebra de 25,6% em comparação com a safra anterior.
Os dados constam no relatório Acompanhamento da Safra de Grãos, elaborado pelo Departamento Econômico da Faesp, a partir de informações levantadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em nível nacional, a Conab reduziu para 298,6 milhões de toneladas a estimativa da produção brasileira. O novo volume previsto, embora represente uma queda de 6,6% ou 21,2 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, consolida esta safra como a segunda maior do país.
Para acessar o relatório completo, clique na imagem abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Para FAESP, decisão do STF de derrubar o marco temporal é uma derrota para toda sociedade
- Técnicos do SENAR-SP reúnem-se para tratar da implantação do projeto de Assistência Técnica e Gerencial
- FAESP/SENAR-SP destaca importância da formação profissional rural e da promoção social para auxiliar no acesso a alimentos seguros e promove projeto de arrecadação e distribuição de alimentos