Projeto Marca Agro Brasil foi tema de reunião na sede da FAESP
Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro elaborou planejamento estratégico para valorização da imagem do agronegócio
Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) reuniu ontem (01/06) na sede da FAESP – em encontro híbrido presencial e online – 70 conselheiros do “Projeto Marca Agro do Brasil”, que tem como objetivo criar uma marca forte que posicione e fortaleça a imagem de todo o setor Agro. A ABMRA, mentora do Projeto, fez uma exposição resumida do planejamento para colher opiniões dos conselheiros.
O vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, abriu o encontro dando boas-vindas a todos os participantes e enalteceu a iniciativa da ABMRA de levar ao grande público o conhecimento e a importância que a produção rural tem no dia a dia dos brasileiros. “Ações como essa se somam aos esforços de todas as entidades dedicadas ao agronegócio para valorizar a imagem do setor e também do produtor”, disse.
O presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, agradeceu a acolhida da FAESP e ressaltou a importância do trabalho em conjunto. “Há muitas ações de excepcional qualidade, mas muitas estão isoladas. Se reunirmos todas as iniciativas, o nosso impacto será muito maior e conseguiremos construir muito mais. O Projeto Marca Agro do Brasil tem esse propósito de unir forças para tornarmos o agro uma paixão nacional, como são o carnaval e o futebol”, apontou. Nicodemos chamou então os componentes para formação da mesa e início dos trabalhos: Júlio Cargnino, vice-presidente da ABMRA e presidente do Canal Rural; Matheus Marinho, diretor da plataforma de comunicação da ABMRA; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura (2003-2006), coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para Cooperativas; Luciana Florencio, coordenadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Xico Graziano, ex-deputado federal e professor doutor em administração; e Paulo do Carmo Martins, pesquisador da Embrapa e membro do Conselho Consultivo da ABMRA.
O diretor de comunicação e eventos da ABMRA Matheus Marinho fez uma explanação a respeito dos objetivos e estratégias que integram o “Projeto Marca Agro do Brasil”, que tem base em eixos estratégicos que vão pautar um conjunto de ações, como apresentações, palestras, trabalhos em parcerias e formatação de conteúdos aos públicos-alvo do Projeto – profissionais da educação e seus alunos, profissionais de comunicação, médicos, famílias, órgãos públicos, produtores, associações, cooperativas e a população em geral.
O Projeto pretende atingir esse público com ações para estimular a empatia e a admiração pelos produtores e pelo trabalho realizado no campo, desconstruir mitos que prejudicam a imagem do setor produtivo rural. Sete a cada dez brasileiros têm uma percepção positiva do agro e o Projeto quer ampliar ainda mais esse número. Dos 30% que têm uma imagem negativa do agro, pouco mais da metade deles são jovens de 15 a 29 anos. Do lado dos produtores, 54% deles acreditam que a população tem uma imagem ruim ou péssima do agro. “O brasileiro não conhece tudo que o Agro conquista, por isso este projeto quer tornar o Agro uma marca forte e conectar a cidade ao campo”, disse Nicodemos. Os públicos-alvo do projeto passam assim a ter uma visão mais positiva do setor rural, fazendo com que o brasileiro passe a ter orgulho do agro, o que também promove o fortalecimento da autoestima do produtor.
O encontro de ontem foi importante para colher opiniões dos conselheiros do Programa participantes para formatação da estratégia e estruturação do plano de ações e das campanhas, para então dar início à implantação e viabilização do projeto que terá participação de associações, produtores, indústrias “dentro da porteira”, empresas e indústrias “fora da porteira”, instituições financeiras e de crédito, e veículos de mídia.
Deixe seu comentário