FAESP recebe comitiva do Programa FAEG Jovem para Missão Técnica
Objetivo foi de conhecer o agronegócio paulista e troca de conhecimentos com a Comissão FAESP Jovem
A FAESP Jovem, Comissão da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), recebeu ontem pela manhã na sede da Federação um grupo de 66 participantes do Programa FAEG Jovem que está percorrendo diversos destinos em São Paulo em Missão Técnica. O objetivo da visita foi de conhecer a atuação do Sistema FAESP/SENAR-SP e o agronegócio paulista, a fim de expandir seus horizontes de conhecimento técnico.
O Superintendente do SENAR-SP, Mário Biral, deu início ao encontro falando da atuação da entidade para a capacitação de pequenos agricultores paulistas e a importância de os jovens participarem desse processo para levar conhecimento ao homem e à mulher do campo. “Acabou aquele tempo que o jovem ia para a cidade para ter um emprego reconhecido. O jovem hoje está voltando para o campo para trabalhar. É preciso uma nova abordagem considerando as novas tecnologias que estão vindo por aí, e que têm tudo a ver com os jovens”, disse.
Maria Lucia Ferreira, diretora da FAESP, dissertou a respeito da história da Federação e sua importância na defesa dos produtores rurais paulistas, enquanto o gerente do Departamento Econômico da FAESP, Cláudio Brisolara, fez uma apresentação com dados do agronegócio paulista, sua importância para o contexto produtivo nacional e para a geração de empregos.
A Comissão Jovem da FAESP esteve representada, no encontro, pelo coordenador Leonardo Sgargeta Ustulin, pelo coordenador adjunto Thomas Arias Neves Rocco, e Dimy Alves Fiorini, também membro da Comissão – os três são presidentes de sindicatos rurais. “É muito gratificante essa troca de experiências com outras jovens lideranças do nosso setor. A Comissão Jovem da FAESP é um projeto novo, que tem um grande trabalho pela frente, e esse encontro é um incentivo a mais para essa importante responsabilidade de trazer os jovens para a Federação, que eles entendam seu papel pela defesa do produtor rural, e para atuar pelo futuro do agro”, declarou Ustulin.
Alguns integrantes do grupo goiano deram relatos sobre suas participações no Programa e o Especialista Técnico Regional do SENAR Goiás Rafael Antonio Rosa explicou como é o trabalho realizado através do FAEG Jovem. “O Programa trabalha com jovens de todas as formações para mostrar a importância do Agro. Para isso desenvolvemos um concurso anual por meio do qual eles são convidados a fazer capacitações do SENAR, nossos cursos e palestras, eventos técnicos, e a desenvolver ações nos municípios como Dia de Campo, encontros com produtores, ações sociais e outras atividades”, diz. Para participar do concurso, o jovem precisa ser membro de algum grupo do FAEG jovem em seu município. Muitos dos desafios são os mesmos a serem superados pelos jovens paulistas, como a sucessão familiar. “Para que o jovem permaneça no campo, ele tem de ter renda, tem de ter sustentabilidade econômica, e trabalhamos com os jovens para mostrar que o agro tem um grande potencial e que eles podem ter um futuro promissor no campo”, conclui.
Galeria
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- FAESP: Estado de São Paulo pede reavaliação e detalhamento de critérios que determinam a suspensão da vacinação contra a febre aftosa
- Flexibilizada a Norma Regulamentadora que prevê aplicação de defensivos com máquinas de cabine fechada
- Prazo para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foi prorrogado por 60 dias.
Deixe seu comentário