FAESP: “SEMEADORAS DO AGRO” consolida o protagonismo feminino
Integrantes da Comissão se reuniram hoje para analisar os trabalhos realizados e avaliar as próximas ações
A Comissão Semeadoras do Agro esteve reunida hoje pela manhã para sua 5ª Reunião de Trabalho, em encontro virtual com mulheres atuantes do setor rural – representantes e presidentes de sindicatos – para um balanço das ações realizadas no primeiro semestre e propostas de atividades para até o fim do ano. Desde que a Comissão foi formada oficialmente em 8 de março, as pautas de trabalho vêm ganhando maior relevância no âmbito da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).
Adriana Menezes, coordenadora da Comissão, salientou durante o encontro a participação em importantes eventos, como o 1º Fórum Internacional da Virada Feminina em Dubai, a Agrishow 2022, o 5° Conexicidades em Guarujá e outros. Ela enfatizou que os trabalhos da Comissão evidenciam a importância que as mulheres do campo têm para a FAESP, em especial as mais vulneráveis. “Quem mais precisa do apoio da Federação são os pequenos e médios produtores, e as mulheres estão cada vez mais atuantes”, diz Adriana. “Os movimentos femininos conquistaram destaque e a FAESP reconhece e apoia esse protagonismo”, ressalta.
Para a integrante da Comissão Juliana Farah, é importante as próprias mulheres terem a iniciativa de se inserir nas ações e nas instituições dedicadas ao Agro, como os sindicatos rurais. “São elas que trabalham no dia a dia do campo e que nós, enquanto Federação, precisamos abraçar”, destaca, apontando ainda que a Comissão Semeadoras do Agro busca também reavivar a autoestima das mulheres para que adquiram condições de se fortalecer e para que se tornem empreendedoras ativas no setor.
Dentre as ações a serem realizadas ainda em 2022, a Comissão apresentou propostas a serem viabilizadas, como ações voltadas para a beleza e saúde das mulheres mais necessitadas desses recursos, além de estudar, junto a instituições financeiras, a oportunidade de linhas de crédito mais focadas em trabalhadoras do Agro e microempreendedoras, com taxas e condições diferenciadas.
A Comissão Semeadoras do Agro quer atuar cada vez mais junto aos sindicatos rurais para que seja feito um trabalho contínuo de participação e valorização das mulheres. “Nosso grupo está mostrando a que veio, revigorando a presença feminina institucionalmente”, conclui Adriana Menezes.
Galeria
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Curso de Artesanato com Folhas desperta interesse de artesãos e produtores rurais
- A FAESP esclarece: Projeto de Lei que prevê alteração de alíquota do ITCMD no estado de São Paulo não foi colocado em votação na ALESP
- Faesp lança Informe Técnico para auxiliar produtores rurais para a obrigatoriedade de NF-e a partir de 2025
Deixe seu comentário