5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
Fábio Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP)
No dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972. A FAESP tem orgulho de participar ativamente dessa data, promovendo a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais no setor agropecuário. Por meio de ações e iniciativas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo conscientiza produtores rurais sobre a importância da sustentabilidade, oferecendo cursos e capacitando jovens nessa temática.
A conscientização sobre a importância da sustentabilidade tem se fortalecido, diante das alterações no meio ambiente provocadas principalmente pelas ações humanas. É fundamental explorar os recursos naturais de forma equilibrada e perene. O crescimento urbano desenfreado e a ocupação irregular do solo são exemplos de ações prejudiciais ao meio ambiente em todas as regiões.
Nesse contexto, é essencial que a preservação do meio ambiente faça parte do processo educacional familiar, promovendo o uso racional dos recursos naturais. A FAESP/SENAR reconhece a importância da preservação ambiental, pois a terra é o bem de capital do produtor rural, responsável pela produção de alimentos e pelo sustento da população brasileira.
Assim, a federação tem empreendido esforços abrangentes para recuperar passivos ambientais, preservar a vegetação nativa e cumprir as regulamentações do Código Florestal. Em consonância com a Declaração de Estocolmo de 1972, que ressalta o papel do homem como construtor e beneficiário do meio ambiente, a FAESP demonstra proatividade rumo à plena sustentabilidade das atividades agropecuárias, visando ao bem-estar humano e ao desfrute dos direitos fundamentais.
Deixe seu comentário