Semeadoras do Agro iniciam atividades de 2023 para fortalecer ainda mais a presença feminina no Agro
Em 2022, os encontros “Mulheres, descubram-se no campo” impactaram aproximadamente 7,5 mil mulheres; previsão para 2023 é dobrar o número.
O ano de 2023 já começou com alta expectativa para a Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), que tem como objetivo estimular a liderança e empoderamento feminino das mulheres no Campo. No primeiro encontro do ano, realizado no dia 3 de fevereiro em Pirajuí, as Semeadoras estrearam a nova temporada com um novo módulo de palestras que leva o slogan “Mulheres, é tempo de Semear”. A segunda parada pelo interior paulista foi em Itararé, reunindo cerca de 100 participantes entre produtoras rurais da região e lideranças do município. O conteúdo está ainda mais interativo e convida todas as mulheres a empreender. A ação retoma o sucesso da Comissão e das parcerias em 2022 para avançar ainda mais para este ano. Entre os temas abordados estão: empreendedorismo feminino, direitos da mulher, educação e saúde no campo.
“Foi muito simbólico iniciar o ano visitando Pirajuí, local onde começaram nossos primeiros encontros itinerantes. A Comissão continua com o propósito de realizar eventos em diversas regiões do estado em 2023. Nosso objetivo é alcançar um grande contingente de empreendedoras do campo, agora também visitando regiões que ainda não tivemos a oportunidade de chegar”, destaca Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP (COMFEM) e vice-presidente do Instituto Virada Feminina.
Para a coordenadora do SENAR-SP em Pirajuí, Phaola Giraldi Amancio, receber novamente as Semeadoras do Agro no Sindicato de Pirajuí foi uma honra: “Tenho visto resultados excelentes com essas mulheres, que estão sendo resgatadas e valorizadas através dessas visitas. Os feedbacks das mulheres do campo de Pirajuí deixam claro os benefícios desses encontros para o desenvolvimento pessoal e profissional delas. Estamos ansiosas para o próximo”, comentou.
“Temos muitos planos para 2023. Uma linha condutora, comum a todos os sindicatos que temos visitado, é essa vontade da mulher de aprender e participar, essa troca entre as mulheres que trabalham no campo, produtoras rurais. Percebemos um aumento no número de mulheres participantes dos cursos do SENAR-SP, o que mostra que essas mulheres estão se especializando. Em 2021, o número total de participantes mulheres nos cursos do SENAR era de 43%. Em 2023 esperamos ultrapassar mais de 50%”, destacou Adriana Menezes, coordenadora da Comissão Semeadoras do Agro e diretora da FAESP. “As mulheres estão se capacitando mais, elas trabalham, produzem e têm suas atividades. Querem mostrar a que vieram, querem dizer ‘somos mulheres, somos engajadas, somos produtoras rurais e estamos juntas!’” – completou a coordenadora.
Ana Karina Nunes Santos, presidente do sindicato rural de Itararé, salientou que criar essa rede de engajamento entre as mulheres em posições de lideranças rurais é um importante tema a ser trabalhado nesses encontros. “As mulheres precisam ser incentivadas a assumir um papel de protagonismo, e para isso precisam fazer valer suas ideias, algo que requer tempo e dedicação”, apontou.
Em 2022 os encontros chegaram a 27 municípios do Estado de São Paulo, sensibilizando diretamente cerca de 2,5 mil mulheres e, indiretamente, aproximadamente 7,5 mil. O ciclo de eventos – que recebeu Certificado de reconhecimento do Ministério da Mulher –, contará, em 2023, com cerca de 60 reuniões.
A Comissão Semeadoras do Agro – em parceria com os Sindicatos Rurais, Sebrae-SP, prefeituras e demais entidades municipais – dá visibilidade à mulher no Agro como a força que vem do campo e tem levado às mulheres do estado de São Paulo mais autoestima, oportunidades, conhecimento e estímulo ao empreendedorismo. Para saber quais serão as cidades visitadas no ano de 2023 e se programar, basta conferir no Instagram @semeadorasdoagro
Deixe seu comentário