Sistema FAESP/SENAR-SP percorre cidades e consolida rede de integração do agronegócio no interior do Estado
Ao longo desta semana, o Projeto FAESP/SENAR-SP Itinerante voltou para a estrada e visitou 8 sindicatos rurais nas cidades de Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Bernardes, Assis, Avaré, Bauru e Araraquara para conversar com presidentes de sindicatos rurais, coordenadores, representantes da CATI-CDRS, das secretarias de agriculturas locais e lideranças regionais, que foram mobilizadas em cerca de 200 municípios, formando uma importante rede de apoio e integração. Os técnicos e parte da diretoria executiva da FAESP e superintendência do SENAR-SP participaram dos encontros de forma virtual.
A abertura foi realizada pelo presidente, Fábio Meirelles, também virtualmente. “O Sistema FAESP/SENAR-SP não abre mão da luta diária por melhores condições para o homem do campo, para continuarmos produzindo como entidades ligadas aos produtores. Queremos estar junto de vocês e atender com mais celeridade e efetividade as demandas dos produtores”, ressaltou Fábio Meirelles.
Nos encontros, além de ouvir as demandas dos produtores por meio da rede sindical, houve a apresentação dos “Projetos Integrados” que, liderado pelo Sistema FAESP/SENAR-SP, Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Sebrae-SP e Sindicatos Rurais, vem atuando no interior do Estado e levando soluções efetivas ao público rural, como as articulações que culminaram no socorro emergencial aos produtores atingidos pelas geadas, novo volume de recursos para o seguro rural e a ampliação de crédito do Funcafé. “Agora estamos fortemente trabalhando para mitigar os impactos da crise hídrica e das queimadas florestais, com uma campanha de conscientização nas praças de pedágios chamada corta-fogo”, afirmou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.
Durante as reuniões, os “Projetos Integrados”, constituídos por 14 projetos de interesse do setor agropecuário paulista, foram apresentados por técnicos das entidades e os temas abordados foram a Retirada da Vacinação contra a Febre Aftosa, Defesa Animal (Brucelose/Tuberculose), Defesa Vegetal, Inspeção do Selo Arte, Código Florestal/CAR/PRA/PRADA, Segurança Rural, Ativação das Casas de Agriculturas no Estado (CATI), Vendas Públicas, Conectividade Rural, Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional, Feira do Empreendedor e Feira do Produtor Rural, a Instalação de um Centro Operacional para o atendimento dos Produtores Rurais em Campinas, Linhas de Crédito do FEAP para perdas referentes à geada e a seca, entre outros.
“Esses quatorze itens são importantíssimos para o agronegócio. São quatorze itens que nós temos uma particularidade em cada um deles e que nós temos que aproveitar essa oportunidade de discutir cada item, para a gente melhorar regionalmente e dentro do Estado de São Paulo como um todo”, declarou Fábio Brancato, Presidente do Sindicato Rural de Alta Noroeste (SIRAN), em Araçatuba. O Diretor do SIRAN, Thomas Rocco, completou: “A importância é muito grande de termos projetos integrados que vão ligar o produtor rural ao empreendedorismo, então somos produtores, mas também somos empreendedores, e quando a gente integra e amplia nossa mente olhando para esses novos cenários, que é o agro moderno, eu acho que é fundamental e um projeto que vai dar muito certo”.
Presencialmente, participaram dos encontros os Presidentes e Coordenadores dos Sindicatos Rurais e lideranças regionais: Paula Lemos, prefeita de Barretos, Ênio Rodrigues, Presidente do Sindicato Rural de Barretos, Odinir Vieira, Presidente do Sindicato Rural de Presidente Bernardes, Orson Jacob, Presidente do Sindicato Rural de Assis, Marcio Vassoler, Presidente do Sindicato Rural de Tupã, Fábio Brancato, Presidente do Sindicato Rural de Alta Noroeste, José Mauricio de Lima Verde, Presidente do Sindicato Rural de Bauru, Nicolau de Souza Freitas, Presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Pedro Lucchesi, Presidente do Sindicato Rural de Avaré e Diretor Segundo Tesoureiro da FAESP, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, Adriana Menezes, Presidente do Sindicato Rural de Itu e Diretora Primeira Secretária da FAESP, Renato Fonseca, assessor da presidência do SEBRAE-SP e técnicos dos escritórios regionais do SEBRAE-SP.
Deixe seu comentário