Principais conceitos da jardinagem são ensinados em curso gratuito do SENAR-SP
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR-SP) possui grande variedade de ações, atividades e programas com o intuito de formar, orientar e capacitar produtores e trabalhadores rurais em diversas atividades no campo.
Sempre buscando auxiliar o público rural, a área de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, oferece dentro do seu portfólio de cursos, o de Jardineiro – Implantação do Jardim, com o objetivo ensinar os participantes a fazer a instalação do jardim com flores e plantas ornamentais de forma eficiente. Esta ação está se tornando cada vez mais solicitada na zona rural, principalmente nas propriedades rurais que desenvolvem o Turismo Rural.
Em Araçatuba, quinze produtores rurais estão participando do curso de Implantação de Jardim. A ação está sendo realizada na Associação dos Produtores Rurais da Divisa e é desenvolvida através do SIRAN – Sindicato Rural da Alta Noroeste, com apoio da prefeitura de Araçatuba.
De acordo com a instrutora Renata Sampaio Bassi, a carga de 32 horas/aula abrange treinamento do jardineiro para o mercado, com ensinamentos relativos à identificação das plantas, plantio e adubação. “Aqui o aluno aprende os principais conceitos da jardinagem. O curso foi uma solicitação dos produtores rurais, sendo que ainda haverá mais um módulo até o final do ano”, diz Renata. No outro curso, Condução, Manutenção e Reforma do Jardim, os temas abordados serão: podas, formação e propagação das mudas, tutoramento, limpeza, irrigação, entre outros assuntos.
Além de proporcionar beleza para a paisagem, a jardinagem equilibra o ecossistema ao oferecer alimento para abelhas e pássaros e contribui para infiltração de água no solo. E, segundo a instrutora, tudo começa com o aprendizado básico, com a atividade podendo virar profissão pela falta de jardineiros capacitados na zona rural.
Por conta da pandemia de Covid-19, todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus estão sendo seguidos, como o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento social. Os participantes recebem gratuitamente o material didático e, ao final das ações, os certificados de conclusão.
Deixe seu comentário