Formação Profissional Rural
Formação Profissional Rural é um processo educativo, não formal e participativo, vinculado à realidade do meio ural. Visa ao atendimento das necessidades e exigências dos produtores e trabalhadores rurais, das unidades produtivas e do mercado de trabalho, para ampliar e melhorar as competências nas ações do dia a dia. Como consequência, permitirá realizar suas atividades de maneira a aumentar a produtividade, a rentabilidade e a competitividade do setor agropecuário.
O SENAR baseia seus cursos em princípios e diretrizes estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nas políticas do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional (Cinterfor), formuladas durante reuniões de comissões técnicas, nas políticas dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e nas diretrizes emanadas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de suas federações vinculadas.
A quem se destina
A Formação Profissional Rural é destinada aos produtores e trabalhadores rurais que exerçam uma ocupação no meio rural ou que tenham a intenção de inserir-se nesse mercado de trabalho.
Linhas de ação
Visando sistematizar os cursos da Formação Profissional Rural, o SENAR estabeleceu, como marco orientador, trabalhar nas seguintes linhas de ação:
- Agricultura
- Aqüicultura
- Atividades de apoio agro-silvo-pastoril
- Atividades relativas à prestação de serviços
- Pecuária
- Silvicultura
Programas
- Apicultura
- Aprendizagem Rural – Jovem Agricultor do Futuro
- Cana Limpa
- Empresário Rural – PROER
- Feira do Produtor Rural
- Olericultura Orgânica
- Ovinocultura
- Proleite
- Tomate Orgânico
- Turismo Rural
Certificação
O participante dos cursos de Formação Profissional Rural que tenha obtido frequência mínima de 80%, aprovado pelo instrutor e apto para o exercício da ocupação, receberá o certificado de aproveitamento do SENAR-AR/SP que tem reconhecimento e validade em todo Brasil.
Modelo do Certificado