Home » FAESP participa da 46ª COSALFA na Colômbia

FAESP participa da 46ª COSALFA na Colômbia

15 de maio, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

A 46ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana de Luta Contra a Febre Aftosa (COSALFA), em Cartagena, na Colômbia, para discutir a situação da doença em toda a América do Sul teve como objetivo o debate das medidas que os países têm adotado na erradicação da doença. Participou o Coordenador da Comissão Especial de Bovinocultura de Corte da FAESP e Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Cyro Penna Junior, que destacou a importância da reunião para avaliação das medidas que os países têm adotado em prol da erradicação da doença. “O Centro Panamericano de Febre Aftosa – (PANAFTOSA) tem o compromisso em erradicar a febre aftosa nas Américas desde 1951, e o Brasil tem suma importância nesse processo. Além de estar presente em todas as reuniões do Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa do MAPA, a FAESP tem participado de todas as reuniões da Comissão Sul Americana na Luta contra a Febre Aftosa – ( COSALFA), cuja erradicação representará grande avanço no status sanitário do rebanho bovino nacional, com aumento da segurança alimentar, e possibilidade de acesso aos mercados internacionais mais remuneradores e, em benefício de todos os elos da cadeia produtiva.” afirmou Penna.

Um dos pontos defendidos durante a reunião foi o plano estratégico do Brasil em busca do status de área livre sem vacinação.

A 46ª reunião do COSALFA debateu a situação atual da aftosa na região dentro do Plano de Ação 2011-2020, do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), sobre a tomada de resoluções para a eficácia na cooperação técnica regional. Tem como objetivo avançar em territórios não livres da doença para mitigar os riscos de infecção pelo vírus da febre aftosa e assegurar o progresso para a erradicação da doença.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário