Rastreabilidade para frutas e hortaliças: tema em debate em cinco munícipios, na próxima semana
Na próxima semana, de 10 a 14 de dezembro, a Caravana Família Nação Agro SENAR-SP percorrerá cinco municípios do interior paulista para a realização de palestras sobre o relevante tema Rastreabilidade para frutas e hortaliças. Serão visitadas as cidades de Piedade (10/12), Mogi Mirim (11/12), Mogi das Cruzes (12/12), Itatiba (13/12) e Indaiatuba (14/12).
O objetivo é levar informação e capacitação aos produtores rurais, em consonância com uma das demandas apontadas pelas Comissões de Hortaliças, Citricultura e Fruticultura da FAESP, que vêm discutindo o tema e resultou, entre outras ações, na elaboração do Informe Técnico Rastreabilidade de frutas e hortaliças pela FAESP.
Os produtores terão a oportunidade de tirar suas dúvidas, trocar experiências e externar suas preocupações. Estão previstas palestras da FAESP, CATI, CEAGESP, APAS e SEBRAE-SP. Maiores informações podem ser obtidas junto aos Sindicatos Rurais das cidades que receberão a Caravana Família Nação Agro SENAR-SP.
Rastreabilidade para frutas e hortaliças
A Rastreabilidade para frutas e hortaliças é oriunda da Instrução Normativa Conjunta INC nº 02/2018, que estabelece a obrigatoriedade de adoção de procedimentos de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva dos vegetais frescos (frutas e hortaliças), para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos exercidos pelos dois órgãos.
As novas regras exigem que cada agente da cadeia produtiva mantenha registrado um conjunto de informações mínimas obrigatórias, de modo a permitir identificar todo o caminho percorrido pelas frutas e hortaliças, da origem ao destino, desde a propriedade em que foram produzidas até sua chegada ao consumidor. A adoção das novas práticas é obrigatória a todos os envolvidos nas etapas de produção, beneficiamento, manipulação, distribuição/transporte, armazenamento, comercialização e consolidação de frutas e hortaliças frescas, em todo o território nacional.
Parceria entre SENAR/SP e o Canal Rural
A parceria entre o SENAR/SP e o Canal Rural objetiva a realização de ações que reiterem o protagonismo do produtor rural, criando incentivos para as suas atividades, ampliando a comunicação para conhecimento das ações do SENAR/SP, divulgando os programas e cursos das suas grandes áreas de atuação: formação profissional e promoção social. O SENAR/SP tem na sua rede programática mais de 300 títulos entre programas, cursos, treinamentos. Os números de participantes nas atividades já somam mais de cinco milhões de pessoas.
A parceria objetiva também criar conexão entre a comunidade para que ela se fortaleça e tenha sua própria identidade, promover a permanência no campo, através do incentivo à geração de renda, incentivar a produção sustentável, por intermédio da inovação tecnológica.
Na prática, serão desenvolvidas entrevistas, programas de tv, mídias sociais, site específico. As caravanas percorrerão 60 municípios, de várias regiões do estado, com apresentações e gravação in loco, tendo como foco temas relevantes para o homem do campo, pautas que mostrem culturas que, em consórcio, com outras atividades oferecem sustentabilidade financeira para as pequenas propriedades rurais.
Compartilhe
Artigos relacionados
- FAESP continuará atuando contra o PL 31/18 que proíbe no Estado de São Paulo a exportação de animais vivos
- Setor sucroenergético: Pequenos e médios fornecedores de cana de açúcar serão os maiores afetados pela pandemia do covid 19
- FAESP ressalta a importância do Sinal Agro para registro de roubos ou furtos na propriedade rural
Deixe seu comentário