Sistema FAESP-SENAR/SP participa do Fórum Mundial da Água em Brasília
O Sistema FAESP-SENAR/SP vem participando ativamente de discussões relevantes para o Agronegócio do Estado de São Paulo durante o 8º Fórum Mundial da Água que iniciou nesta segunda-feira (19 de março), em Brasília. Trata-se de evento mundial que tem como tema central “Compartilhando Água”. O fórum propõe a união de esforços para garantir a melhor gestão da água.
Com grande riqueza de abordagens, o Fórum traz novidades e informações ao agronegócio, além de proporcionar a troca de experiências entre os países participantes. Merece destaque o tópico de manejo de solo e água que mostrou o grande avanço brasileiro em tecnologia para as boas práticas agrícolas.
“O produtor rural é o homem que mais tem preocupação com a preservação da água na natureza. A água oferece equilíbrio para todo o processo produtivo. É pelo “olho d’água” que se inicia primeiro o riacho, o lago e depois o rio que pode abastecer toda a população de uma cidade. O início de todo o desenvolvimento da reserva hídrica de uma cidade e consequentemente da propriedade rural está no olho d’água. Então, o mapeamento do olho d’água e o cuidado com a água é matéria de fundamental relevância para o produtor rural como protagonista da preservação do meio ambiente”, afirma Dr. Fabio de Salles Meirelles, presidente do sistema FAESP/SENAR-AR/SP.
Nesta direção, a FAESP com a motivação de incentivar a existência de um ótimo sistema agrícola no Estado de São Paulo com produtividade crescente, vem estimulando o uso de tecnologias disponíveis, inclusive pelos pequenos produtores rurais, para propiciar condições adequadas para o manejo correto de cada metro quadrado de sua terra. Em sintonia com o SENAR-AR/SP os trabalhadores rurais são qualificados para a utilização das ações de agricultura de precisão. Essa preparação compartilha técnicas de irrigação visando a economia de água e é demonstrada através de ações que permitem a determinação da infiltração de água no solo por equipamento automático, entre outras iniciativas para o manejo adequado deste precioso recurso.
O 8º Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água, e promovido pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), e pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Esta é a primeira vez que o evento tem sede no Hemisfério Sul.
A FAESP está acompanhando os principais debates deste Fórum que vai até sexta-feira (23 de março). A entidade vai compartilhar os conhecimentos adquiridos no evento no decorrer do ano e vai dar andamento em temas relevantes ligados ao meio ambiente e à gestão da água no que tange o universo do produtor rural. O representante das Comissões Técnicas da FAESP presente no evento é o produtor rural Argemiro Leite.
Deixe seu comentário