CPFL apresenta na Faesp plano de prevenção a incêndios
Presidente da empresa sinalizou a possibilidade de parcerias para levar campanhas de conscientização às áreas rurais

O diretor-presidente da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Roberto Sartori, acompanhado dos gerentes de Serviços Comerciais e de Relacionamento com Cliente, apresentou na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) os Planos da Agenda ESG 2023 da companhia, com ênfase no Programa Arborização + Segura e no Plano de Prevenção de Incêndios em áreas protegidas
O presidente, da Faesp, Tirso Meirelles, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido e como ela vem somar com as ações que estão sendo executadas pela entidade desde janeiro no sentido de construir uma rede robusta de prevenção a incêndios no estado.
“Somos uma instituição de 84 anos voltada ao produtor rural. Os incêndios do ano passado deixaram muitas perdas, não só econômicas, e nos desafiaram a criar um plano de ação que envolva todas as peças da cadeia produtiva e parceiros vitais, tanto governamentais, quanto na sociedade civil. Juntos vamos trabalhar para que este ano seja de prosperidade no campo”, disse Meirelles.
Sartori fez uma apresentação sobre a importância da empresa no território paulista, que abrange 66% dos contribuintes, com números e ações, como a preocupação com a arborização das cidades, que podem levar à queda de luz, afetando áreas urbanas e rurais e podendo colocar em risco alimentos que estejam em depósitos e necessitem de refrigeração. Apesar de indicar uma resposta rápida aos problemas de rede, ele garantiu que o trabalho é buscar sempre uma resposta ainda mais eficiente e realizar ações preventivas e campanhas de conscientização.
O Programa Arborização + Segura, conta com 74 Cidades parceiras na CPFL Paulista e já alcançou aproximadamente 14 mil árvores substituídas (11 mil nos últimos 12 meses) pelo plantio de mais de 84milmudas de árvores, de 183 espécies, com benefícios diretos à comunidade e ao meio ambiente.
Como parte do Plano de Prevenção e Combate a incêndios, em 2023 e 2024, a CPFL Paulista retirou a rede elétrica de 23 unidades de conservação. Além disso a companhia atua diretamente junto a Operação SP Sem Fogo, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual, interagindo, por meio de suas diretorias regionais com as Prefeituras Municipais, e Usinas. Nesse aspecto foi destacada a importância da maior interação entre as Diretorias Regionais da CPFL e os sindicatos rurais, como forma de orientar os produtores rurais em relação aos cuidados a serem tomados nas áreas próximas às redes elétricas e suas estruturas.
“Estamos presentes em 10,5 milhões de residências, em áreas urbanas e rurais, e trabalhamos para que todos tenham a mesma qualidade de energia. Para melhorar a relação com nosso cliente, criamos mais uma diretoria regional, a fim de estarmos mais próximos dos usuários”, explicou o diretor-presidente, que adiantou que as novas regras de concessão dos serviços de distribuição de energia acabam com o domínio de empresas em territórios e abrindo espaço para que o contribuinte escolha outras mais eficientes.
O presidente da Comissão Técnica de Energia e presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, sugeriu campanhas de eficiência energética no meio rural, ajudando a diminuir o custo com esse serviço à população no campo. O diretor-presidente da CPFL sinalizou que as parcerias são sempre uma oportunidade de se aproximar do consumidor final. Já Cris Murgel, do Departamento de Sustentabilidade, questionou Sartori sobre os desafios em relação à legislação afeta arborização urbana.
“Em relação aos municípios, falta padronização da lei no estado. No Rio Grande do Sul sugerimos um projeto de lei de regulação de energia que foi aprovado e acredito seria um avanço também aqui em São Paulo”, respondeu Sartori.
O coordenador do Departamento de Sustentabilidade, José Luiz Fontes, reiterou a necessidade dessa troca de informações e experiências para que as conexões sejam ainda mais fortes e o trabalho mais efetivo.
Galeria




Compartilhe
Tags
Artigos relacionados



Deixe seu comentário