Home » Zona Norte de São Paulo recebe primeira Feira Segura

Zona Norte de São Paulo recebe primeira Feira Segura

05 de junho, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Hoje, a região da Zona Norte de São Paulo recebeu um evento já conhecido da comunidade, mas em um novo formato mais seguro!

A Feira Livre agora é Feira Segura, um novo formato de manter a tradição das feiras existentes no Brasil, num evento preparado, de ponta a ponta, buscando manter o bem-estar dos clientes e profissionais do ramo.

A comercialização de hortifrúti em tempos de pandemia e livre de coronavírus exige cuidados em todo o processo de produção e distribuição. Por esta razão, o Sistema FAESP/SENAR-SP e a União Nacional dos Feirantes criaram a iniciativa de proporcionar aos clientes uma experiência de compra segura e mais próxima possível da antiga realidade.

A Feira Segura é realizada ao ar livre, em espaços abertos, e os feirantes seguem uma série de procedimentos de higiene, como uso de máscaras e luvas, limpeza freqüente de mãos e pagamentos realizados sem contato, via PicPay, o aplicativo que permite o pagamento por aproximação e leitura de QR CODE. O Canal Rural é parceiro na produção de conteúdo, divulgação, cobertura, além de tutoriais de uso do PicPay para clientes e feirantes.

“Desde que a pandemia foi decretada e as feiras livres incluídas como serviço essencial, estamos orientando os feirantes sobre como conduzir suas atividades, com foco na saúde e na segurança alimentar e deles próprios”, explica Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP. “As feiras livres são um importante pilar do agronegócio e do abastecimento, não podendo parar”.

As recomendações para a realização das feiras seguras, que atendem às especificações do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embrapa, são divididas em cinco tópicos: orientações básicas aos feirantes, estrutura da feira, higiene, limpeza e prevenção, produtos recomendados para higienização, e orientações aos consumidores.

Dentre as recomendações estão a marcação de distância para os consumidores, não permitir a aglomeração de pessoas em barracas de alimentação (como a de pasteis) e os processos para descontaminação de veículos, alimentos e equipamentos. Todas as informações estão em uma cartilha digital, que foi enviada aos feirantes e também está disponível no site da FAESP.

O Estado de São Paulo tem cerca de 1.700 feiras livres, sendo 847 na Capital.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário