Sobre o SENAR-SP
Home » Sobre o SENAR-SP

Sobre o SENAR-SP

O SENAR-SP é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e dirigida por um Conselho Deliberativo, de composição tripartite e paritária, composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros.

Esta trajetória histórica tem como importante marco o permanente empenho de Fábio Meirelles na Assembleia Constituinte de 1987-88, como representante da CNA, somado ao esforço de outras lideranças. Este intenso trabalho resultou em importante conquista, com a legislação federal prevendo um órgão dedicado à formação profissional e promoção social do homem do campo, administrado pela iniciativa privada.

Com administrações regionais em cada estado da Federação, cabe ao SENAR-SP organizar, administrar e executar a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS), por meio de processos educativos vinculados à realidade do meio rural, visando propiciar ao homem do campo o seu desenvolvimento integral, como cidadão e como trabalhador, dando-lhe uma perspectiva de crescimento e bem-estar social, objetivando o melhor desempenho nas ocupações rurais e a oferta de novas oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, atual e futuro.

No Estado de São Paulo, o SENAR-SP foi criado em 21 de maio de 1993, no seio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), sob a administração do presidente Fábio Meirelles, sendo gerido por um Conselho Administrativo, cujo presidente nato é o próprio presidente da FAESP, e tem entre seus conselheiros o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP). Assim, também em nível estadual, o SENAR-SP é um órgão com a presença dos trabalhadores em sua administração.

O SENAR-AR atua em mais de 90% municípios paulistas, desenvolvendo as ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social e utilizando-se da parceria com os Sindicatos Rurais Patronais e suas extensões de base, e com as prefeituras de municípios que não possuem Sindicatos. Conta ainda com três centros técnicos, em São Roque, Mirante do Paranapanema e Ribeirão Preto. Dentre suas ações, destaca-se o “Promovendo a Saúde no Campo”, pioneiro programa de medicina preventiva que está em franca expansão.

Voltar para o topo