Home » Faesp comemora outubro rosa

Faesp comemora outubro rosa

19 de outubro, 2018 - por FAESP/SENAR-SP

No Brasil, a primeira campanha de conscientização sobre o câncer de mama aconteceu em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes da causa teve a iniciativa e organizaram-se chamando a atenção da sociedade para essa importante questão de saúde pública, em especial à saúde das mulheres.

Segundo Fábio Meirelles, Presidente do Sistema FAESP-SENAR/SP, os cuidados com a saúde da mulher e dos seus familiares é preocupação e meta permanente da instituição. “Por intermédio do Programa Promovendo a Saúde no Campo, do SENAR/SP, a promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças são parte de um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas que objetivam: a prevenção de riscos, agravos e doenças.” Relata que, no SENAR/SP, percebeu-se que a área social no meio rural é desprovida, em sua maioria, de projetos sociais que retratem as necessidades, realidades e anseios daquela população.

Por esta razão, a instituição, por intermédio do Programa Promovendo a Saúde no Campo, criado pelo Presidente Fábio Meirelles e sob a sua coordenação, desenvolve ações de cunho social e peculiar, objetivando empenho no desenvolvimento em plenitude do meio rural. “Os programas e cursos do Promovendo a Saúde no Campo abrangem toda a família ligada ao meio rural. As ações são planejadas de forma a atender todas as faixas etárias, pessoas da 3ª idade e portadores de necessidades especiais, de acordo com as condições específicas e objetivos necessários para cada ação”, diz Meirelles.

Relata que o Programa Promovendo a Saúde no Campo preconiza a promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças contendo um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas. “A saúde da população é considerada em todos os seus aspectos, como a sua inclusão social, e visando despertar o indivíduo para o exercício da cidadania, levando-o a uma maior integração na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade, como cidadão produtivo e responsável”.

O SENAR-AR/SP desenvolve uma ação especial denominada “Mutirões de Cidadania no Campo” por meio do qual são contempladas atividades voltadas às comunidades rurais no que diz respeito à cidadania, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, considerando os aspectos educativos e preventivos.

Dentro da extensa grade programática do Programa Promovendo são inseridos vários módulos de atividades, como: Acuidade Visual, objetiva propiciar informações sobre a acuidade visual com vistas a desenvolver hábitos preventivos, Alimentação Saudável, objetiva propiciar informações sobre alimentação saudável com vistas à prevenção de problemas relacionados à acuidade visual, incentivando o consumo de alimentos regionais e de safra e proporcionando maior variedade, sabor, harmonia e principalmente baixo custo nas preparações, por meio de oficinas (teoria e prática). Animais Peçonhentos, Objetiva propiciar informações sobre animais peçonhentos, prevenção de acidentes e primeiros socorros, Doenças Infectocontagiosas, objetiva propiciar informações gerais sobre as doenças infectocontagiosas mais prevalentes em nosso meio e as principais estratégias para evitá-las, Drogas, objetiva abordar os conceitos básicos relacionados ao consumo de drogas psicoativas, os fatores de risco e fatores de proteção ao uso indevido de drogas, Higiene Pessoal, objetiva propiciar informações sobre higiene pessoal com vistas a desenvolver hábitos preventivos, Nutrição, objetiva propiciar informações sobre nutrição com vistas a desenvolver hábitos preventivos, Saneamento Básico, objetiva propiciar informações sobre saneamento básico com vistas a desenvolver hábitos preventivos, Saúde Bucal, objetiva propiciar informações sobre saúde bucal com vistas a desenvolver hábitos preventivos.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário