Produtores rurais têm acesso a novas oportunidades e renda extra através de capacitações gratuitas do SENAR-SP
O SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por meio dos seus cursos e programas gratuitos, tem levado novas oportunidades aos produtores rurais e suas famílias. O artesanato, que faz parte de diversos programas oferecidos em todo o estado é uma das apostas para que a população encontre novos hobbies e faça uma renda extra.
Buritama
Esse é o caso do curso Artesanato com Madeira Maciça Reciclável, realizado recentemente em Buritama. Porta joias, porta-chaves, capelinhas e pequenos painéis foram algumas das peças confeccionadas pelos 15 participantes do curso, uma parceria entre SENAR-SP, SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Sebrae ER (Escritório Regional) Araçatuba e o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Durante 4 dias, 8 horas em cada um, 32 horas totais de aula foram os alunos soltaram a criatividade e aprenderam muito. Utilizando restos de paletes, eles produziram os materiais e aprenderam também a escolher a lixa mais adequada, lixar, impermeabilizar, dar brilho e proporcionar mais durabilidade às peças.
De acordo com o instrutor José Carlos da Costa, a ação objetiva capacitar o produtor ou trabalhador rural a confeccionar artefatos utilitários e decorativos que podem ter utilidade própria ou mesmo serem vendidos, gerando renda extra.
“No curso, a gente fala da importância cultural e econômica do artesanato, do preparo do local, da coleta e aquisição do material, da limpeza, seleção e armazenamento da matéria-prima, execução da técnica de produção das peças. A partir das informações disponibilizadas os participantes têm condições de, separadamente ou mesmo em grupo, comercializar os produtos”, comenta Costa.
Feira do Produtor Rural
Ainda neste ano será realizada, em Buritama, mais uma expedição da Feira do Produtor Rural, em Buritama uma parceria entre o SIRAN e o SENAR-SP. De acordo com a instrutora do SENAR, Maria Fernanda de A. Rodrigues, programa atende a uma reivindicação dos produtores rurais e da comunidade local, o objetivo é preparar o pequeno produtor rural para comercializar sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural.
A capacitação é dividida por módulos nos quais são discutidas normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as boas práticas de fabricação de alimentos, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão do negócio.
Os produtores interessados estão convidados a comparecer ao seminário de sensibilização que ocorrerá no próximo dia 29, às 18h, no Centro Cultural de Buritama, que fica na praça Dom Lafaiete Líbano,16.
Segurança
Por causa da pandemia de Covid-19, estão sendo seguidas todas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Ao final das ações, os participantes receberão gratuitamente material didático e certificados de conclusão.
Deixe seu comentário