Home » Produtoras rurais paulistas assumem cada vez mais um lugar de destaque no campo

Produtoras rurais paulistas assumem cada vez mais um lugar de destaque no campo

10 de fevereiro, 2026 - por FAESP

Eventos realizados em São Sebastião da Grama, Casa Branca e Cajuru, nos dias 5 e 6 de fevereiro, reuniram mulheres do agro e lideranças locais em ações de capacitação, troca de experiências e fortalecimento feminino no meio rural

Imagem ilustrativa com o grupo de pessoas no evento da Comissão Semeadoras do Agro no Sindicato Rural de São Sebastião da Grama, vestindo camisetas azuis.

“É muito importante que as mulheres se qualifiquem e façam parte do dia a dia da produção rural. Estamos trabalhando para fortalecer essa presença no agronegócio, levando conhecimento, perspectivas e novos projetos”, afirma Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro, da Faesp. Segundo ela, os desafios estão sempre presentes, mas a resiliência da mulher pode suplantar qualquer barreira.

As Semeadoras do Agro deram sequência, nos dias 5 e 6 de fevereiro, à realização de encontros do projeto voltado ao fortalecimento do protagonismo feminino no meio rural, com atividades nos municípios de São Sebastião da Grama, Casa Branca e Cajuru. Todo evento reúne mulheres empreendedoras, produtoras e trabalhadoras rurais para um momento de aprendizado, troca e fortalecimento feminino.

Em São Sebastião da Grama, no dia 5 de fevereiro, foi realizada a fase 4 do projeto “Mulheres, é tempo de transformação”. O encontro contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de São Sebastião da Grama, João Batista de Andrade, acompanhado de sua esposa Luzia Abrantes, além de integrantes da Diretoria do Sindicato Rural.

Já em Casa Branca, no dia 6 de fevereiro, ocorreu a fase 2 do projeto “Mulheres é Tempo de Semear”, com a participação do presidente do Sindicato Rural de Casa Branca, Wagner Genari. O evento também contou com a presença de Natália Felipini, diretora de Desenvolvimento Econômico do município, que representou o prefeito Antônio Eduardo Marçon Nogueira, destacando a importância da parceria entre o poder público e o setor produtivo para o fortalecimento das mulheres no campo.

No mesmo dia, o município de Cajuru recebeu a fase 4 do projeto “Mulheres: é tempo de transformação”. Estiveram presentes a vice-prefeita Luciene Guedes, que representou o prefeito Alex Moretini, o presidente do Sindicato Rural de Cajuru, Walter Batista da Silva, acompanhado de sua esposa Mariana Batista da Silva, além de integrantes da Diretoria do Sindicato Rural, reforçando o engajamento local com a iniciativa.

As ações da Comissão Semeadoras do Agro integram o conjunto de projetos apoiados pela Faesp que têm como objetivo valorizar, capacitar e fortalecer a atuação das mulheres no meio rural, promovendo desenvolvimento, inclusão e transformação social no agro paulista.

Galeria

São Sebastião da Grama

Cajuru

Casa Branca

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms