Home » Reforma tributária e desafios climáticos: desafios para os setores de horticultura e fruticultura

Reforma tributária e desafios climáticos: desafios para os setores de horticultura e fruticultura

26 de novembro, 2024 - por FAESP

Técnicos da Faesp e da CNA debateram estratégias para fortalecer produtores e foram a campo visitar uma cooperativa e uma propriedade que produz uvas de modo sustentável

A reforma tributária é um dos destaques nas discussões a respeito dos principais desafios dos setores de Horticultura e Fruticultura entre algumas das entidades que representam os produtores. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) demonstram preocupação a respeito do aumento de encargos fiscais decorrente do IVA Dual.

A mudança pode elevar custos operacionais, especialmente de insumos como fertilizantes e defensivos. Pequenos e médios produtores são os mais vulneráveis diante dos riscos de perda de competitividade e redução de investimentos em produtividade e inovação.

Essa discussão aconteceu no final do mês passado, numa reunião conjunta das Comissões Técnicas de Hortaliças, Flores e Orgânicos, da Faesp, e de Fruticultura, da CNA, em Pilar do Sul (SP). As duas entidades trataram de temas como os impactos da reforma tributária, desafios climáticos e iniciativas para fortalecer os setores de horticultura e fruticultura.

A Faesp reafirmou durante o encontro seu compromisso em buscar soluções junto ao setor público para mitigar essas consequências e garantir segurança jurídica. Especialistas também apresentaram previsões climáticas que indicam chuvas abaixo da média em regiões como Piracicaba e Campinas nos últimos meses de 2024. O baixo índice pluviométrico pode afetar cultivos específicos.

Para enriquecer o debate, os participantes visitaram dois locais. Primeiro, a Cooperativa dos Agricultores de Pilar do Sul (APPC), que promove a comercialização da horticultura local, e, depois, uma propriedade referência na produção sustentável de uvas. Além disso, o Projeto Integrar, do Sistema Faesp/Senar-SP, foi detalhado como uma ferramenta essencial para mapear a produção rural paulista e implementar capacitações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário