Semeadores do Agro realizam reunião semestral ordinária e são recebidas na ALESP para homenagem
Reunião na sede da FAESP destacou as últimas ações e novos projetos; Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo entregou diplomas às integrantes da Comissão em cerimônia na Assembleia Legislativa
Numa tarde para comemorar as conquistas alcançadas, a Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) esteve reunida nesta quinta-feira (29/06) para o encontro semestral de balanço das ações realizadas até maio de 2023 e projeção de próximos trabalhos.
O evento teve início com uma palestra de Karina Godoy – jornalista, podcaster, escritora e criadora de conteúdo – que tratou da valorização da autoestima feminina que é o tema de seu livro “Calma, você não é a Mulher Maravilha”. Godoy falou das transformações pelas quais ela própria passou em sua carreira e vida pessoal, e que é uma jornada que todas as mulheres devem ter, colocando-se no centro de suas próprias vidas enquanto planejam seu futuro sem esquecer também do presente.
Juliana Farah, vice-presidente da Comissão, ressaltou o apoio da FAESP na evolução das ações que as Semeadoras do Agro estão realizando. Ela ressaltou que isso não acontece com a maioria dos grupos de mulheres de outras federações. Adriana Menezes, coordenadora das Semeadoras do Agro, apontou que encontros como o de ontem buscam tratar para além dos temas técnicos, pois são reuniões com um tom mais intimista que ressaltam o carinho e a amizade entre as integrantes da Comissão, a fim de enaltecer a força feminina para renovar as energias do trabalho das integrantes no dia a dia.
No balanço das atividades, a reunião relembrou o primeiro aniversário da Comissão Semeadoras do Agro em março; o lançamento do projeto “Semear é Cuidar” dedicado a levar exames de saúde a mulheres produtoras rurais em situação de vulnerabilidade; e a participação em eventos relevantes como a Semana Una-se Mulher – promovida pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo e que realizou exames de saúde e outras atividades ligadas à saúde e ao empreendedorismo feminino; participação na Agrishow e no 6° Conexidades; dentre outras atividades de representação feminina no campo.
O encontro celebrou ainda a expansão das atividades de sensibilização da Comissão, que reuniu no primeiro semestre deste ano cerca de 2 mil mulheres em 19 municípios do interior paulista. A avaliação é que as ações das Semeadoras influenciaram na participação feminina em cursos do SENAR-SP, que vem crescendo desde o lançamento da Comissão. A reunião apresentou ainda o destaque que a imprensa tem dado às ações das Semeadoras, por meio de matérias e artigos em veículos de comunicação de todo o estado de São Paulo.
Após o encontro na sede da FAESP, as Semeadoras do Agro foram até a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para receber uma homenagem promovida pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (Aclasp), uma “Moção de Aplausos”. Juliana Farah compôs a mesa do evento ao lado de Roberto Ferrari, presidente da Aclasp, o deputado estadual Rodrigo Moraes (PL), Mayara Nunes representando o pai, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, e Ricardo Neves Silva que representou o Conselho das Guardas Municipais.
Todas as integrantes da Comissão receberam um certificado em deferência ao importante trabalho que cada uma delas vem desenvolvendo em benefício da participação feminina no Agro em seus municípios, atuando também como presidentes de Sindicatos Rurais. Ricardo Neves Silva entregou ainda a Juliana Farah a Medalha de Mérito do Estado de São Paulo. O evento teve uma grande plateia, com presença de convidados especiais: Reinaldo Dutra (CEO do site Ego SP), Francis de Castro (cosmetólogo), Adriana Rodrigues (biomédica), Alessandra Valentin (joalheira), Richard Manoel (CEO do grupo eSocial), Junilson Souza (advogado) e Ana Karin Andrade (presidente do Instituto Mulheres Solidárias).
Todas as integrantes da Comissão Semeadoras do Agro ficaram emocionadas com a homenagem e falaram durante a cerimônia sobre suas experiências de vida e superação em suas atividades como produtoras rurais e líderes dos sindicatos de suas cidades.
Deixe seu comentário